Sobre

Pensamentos Soltos é um canal de comunicação de temas livres e atuais , escritos por mim ou outros colaboradores. Com espaço para colunas fixas períodicas referente a saúde, Poesias, textos interativos , temas atuais e curiosos que sejam atrativos aos nossos leitores.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

PARA DESCONTRAIR...


Por Sidney Carneiro





Avareza










Olá gente, espero que todos estejam tendo uma ótima semana, e continuando nossa coluna Para Descontrair, vamos falar sobre esse pecado que atinge muita gente, Avareza, os adeptos desse são mais conhecidos, como mão de vaca, pirangueiro entre outros...

Avareza Um dos sete pecados capitais, é o medo de perder algo que possui. Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, tem cuidado com seus pertences como uma pessoa egoísta. Prefere abrir mão do que tem menos valor a preservar o que é mais valioso. Acha que perder algo pode ser um desastre.
Convivemos diariamente com pessoas que cometem esse pecado capital. A avareza pode gerar outras atitudes negativas: a desumanidade derivada do excesso de apego, a inquietude que impõe preocupações e cuidados excessivos, proveniente da necessidade de juntar bens para si. Está ainda relacionada com os enganos, a falsidade e a mentira, na tentativa de enganar para lucrar. Segundo o conceito cristão, o homem se preocupa em acumular bens que não conseguirá levar para o céu (paraíso). O lema de quem comete a avareza é: "Quanto mais tenho, mais quero". 



"A avareza começa onde termina a pobreza." (Honoré de Balzac)
"A avareza perde tudo ao pretender ganhar tudo." (Jean de La Fontaine)
"O avarento gostaria que o sol fosse de ouro para poder amoedá-lo."
(Francisco de Quevedo)



Em Um Barco
Em um barco tinha um pirangueiro, um advogado e uma professora. O advogado perguntou ao pirangueiro:
— Você sabe ler?
E o pirangueiro respondeu:
— Não!
— Você acabou de perder metade de sua vida.
Passado um tempo a professora perguntou ao pirangueiro:
— Você sabe escrever?
E o pirangueiro respondeu:
— Não!
— Você acabou de perder a metade de sua vida.
Passou mais um tempo, lá no meio do rio o barco começou a afundar e o pirangueiro perguntou:
— Vocês sabem nadar?
E os dois responderam:
— Não! Socorro!
E o pirangueiro disse:
— Então vocês acabaram de perder a vida toda!


Então amigos, é isso, deixem a avareza do lado, ela não faz bem a ninguém. Vamos aproveitar nossos momentos, com limites responsáveis, não precisaremos compartilhar deste pecado. Uma ótima semana a todos, e até a próxima.




Fontes:

Um comentário:

  1. Muito boa está materia, para aqueles que quando lerem perceberem que estão enquadrados na mesma, este recado pode mudar muitas pessoas. Convivo com alguém desse jeito, e me envergonho por isto, por ser meu sangue. Muito triste!

    Mc

    ResponderExcluir