Sobre

Pensamentos Soltos é um canal de comunicação de temas livres e atuais , escritos por mim ou outros colaboradores. Com espaço para colunas fixas períodicas referente a saúde, Poesias, textos interativos , temas atuais e curiosos que sejam atrativos aos nossos leitores.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

EVENTOS E SUAS TENDÊNCIAS

Hoje abordaremos um tema que está intimamente ligado ao Cerimonial e Protocolo dos Eventos:

 
A ÉTICA E A ETIQUETA



O que me levou a abordar este tema, nesta Sexta-Feira, foi a assustadora impressão de que a questão “Ética e Etiqueta”, é desconhecida por muitos segmentos sociais e ditos “profissionais”.

No mundo dos negócios, a etiqueta deve integrar-se totalmente ao exercício da ética profissional que pauta as relações em todos os níveis de trabalho. A importância dada aos indivíduos ou às empresas, que praticam as regras que regem a etiqueta empresarial e que se baseiam em princípios éticos, certamente são bem vistos e se destacam no mundo dos negócios. Se buscarmos a origem grega da palavra “ética”, veremos que significa “comportamento”.

Como explicação dos atos morais através de manifestações da consciência, a ética chega até ao alcance dos costumes e hábitos das pessoas. Ela interfere na moral, na liberdade pessoal e projeta-se nas formas de agir e pensar do homem em seu meio. Roubar e matar por exemplo, são atos que infringem no mais alto grau as leis morais de uma sociedade. Porém, não só matar e roubar.

Como ficam as outras atitudes inaceitáveis como a desonestidade dos propósitos? A Corrupção? O não cumprimento dos deveres ? A etiqueta é um código de regras que regem o comportamento do ser social.

É a forma e o jeito de se conduzir de acordo com as normas preestabelecidas numa sociedade visando ser agradável aos outros. É a cortesia. Hoje, com a globalização, uma nova mentalidade há de se firmar com a queda das fronteiras dando origem a uma outra política no trato com as pessoas, com os clientes e colaboradores .
 
Não há mais espaço para “tratos” ou os famosos “conchavos” que se transformam em “favorecimentos” de poucos ou de pequenos grupos. Há que se ter em mente, a satisfação dos parceiros de trabalho e sobretudo das pessoas e dos clientes. Aliás, é exatamente neste aspecto que se faz perceber que a qualidade dos serviços oferecidos, nasce da qualidade de quem pratica e exerce a ação.

O profissional de hoje que preserva as suas características culturais e os princípios da boa educação recebida de seus pais; que promove e exerce o seu aprimoramento nos conhecimentos e que tem o seu comportamento pautado por uma visão global, sem dúvida é merecedor de sucesso .

É extremamente necessário, que o profissional, o “gerenciador” e sua equipe inteira, estejam imbuídos de uma enorme vontade de fazer o melhor, mas, com dignidade, respeito e ética para saber e poder concorrer no mercado de trabalho. Estamos começando um novo ano. Nesta ocasião, novos horizontes são vislumbrados, esperanças são renovadas e fortalecidas.

Tomara, que após tantos “escândalos” vividos nestes últimos anos, ocasionados pela falta de ética, compromisso e ausência total de princípios morais, sirvam de embasamento para uma reflexão profunda por parte daqueles que ainda acreditam que possam ser agentes transformadores.

Acreditando somente em Deus, poderemos esperar por dias melhores vividos com justiça em todos os aspectos, seja na vida profissional ou social. Que todos tenham o desejo de serem felizes, sem sentirem incomodados com a felicidade do outro... Que todos os que mereçam, consigam o progresso pessoal e profissional, pautados nos princípios da lealdade, seriedade e honestidade . Assim, viveremos um mundo melhor e mais justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário