Sobre

Pensamentos Soltos é um canal de comunicação de temas livres e atuais , escritos por mim ou outros colaboradores. Com espaço para colunas fixas períodicas referente a saúde, Poesias, textos interativos , temas atuais e curiosos que sejam atrativos aos nossos leitores.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ATUALIDADES : Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa

 Por Alessandra Lemos


Após várias tentativas de se unificar a ortografia da língua portuguesa, a partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2015.

Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que têm o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.
No entanto, hoje , ainda sente-se muitas dificuldades por parte de uma grande quantidade de pessoas para adequar as novas regras ao que se aprendeu durante toda uma vida escolar antes das mudanças. O que é totalmente compreensível!!

Diante disso achei válido publicar algumas dicas que facilitarão a compreensão de algumas destas mudanças como por exemplo:

Mudanças no alfabeto

O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I J

K L M N O P Q R S
T U V W X Y Z

As letras k, w e y, que na verdade não tinham desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações. Por exemplo:
·         na escrita de símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt);
·         na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkiano.


Trema


Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gueguiquequi.
Como era
Como fica
agüentar
aguentar
argüir
arguir
bilíngüe
bilíngue
cinqüenta
cinquenta
delinqüente
delinquente
eloqüente
eloquente
ensangüentado
ensanguentado
eqüestre
equestre
freqüente
frequente
lingüeta
lingueta
lingüiça
linguiça
qüinqüênio
quinquênio
sagüi
sagui
seqüência
sequência
seqüestro
sequestro
tranqüilo
tranquilo
Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano.

E outra dica super interessante sobre o uso do Hífen :




Para os usuários do  Facebook, existe uma página que sugere várias dicas interessantes sobre essa reforma ortográfica  , como essa do uso do hífen, e dicas de redação. Para quem quer aprender mais e se aperfeiçoar no nosso idioma de origem, fica aí a dica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário